E-mail Marketing na ótica de quem recebe

Postado em dez 8, 2010

Considere as estratégias de leitura de cada pessoa.

1- Skimming: consiste numa técnica de leitura rápida em busca da ideia geral. Permite, por exemplo, perceber se determinado texto nos interessa e se vale a pena ou não continuar a lê-lo.

Como fazem:

  • Lêem o título, antetítulo, subtítulo, para descobrir o assunto tratado no texto
  • Olham para outras pistas de leitura, como imagens, disposição dos espaços, etc
  • Lêem as primeiras e últimas palavras da frase
  • Deixam os olhos passarem pelo texto, retendo palavras-chave
  • Pensam sobre o sentido do texto

2- Scanning: técnica de leitura rápida utilizada quando se lê em busca de informação específica no texto, como procurar uma palavra no dicionário, ver um artigo num catálogo, procurar um n.º de telefone na agenda, etc. Para isso, devem procurar-se ideias-chave, dando especial atenção aos organizadores textuais, como números, cores, sublinhados, etc.

Eis algumas dicas de como procedem:

  • Não param em cada palavra para perceber o seu significado, mas percorrem o texto em busca da informação procurada
  • Reconhecem pistas de leitura, nos elementos paratextuais, na estrutura do texto, etc
  • Treinam esta técnica de leitura, através do uso do dicionário, da procura de contatos na lista telefónica, da pesquisa nas páginas da Internet de uma informação específica, etc

O que você deve ter em mente então é que para facilitar esse processo de leitura para seus contatos, as informações que possivelmente serão mais interessantes devem estar facilmente identificáveis. Ou seja, você deve dar destaque gráfico ao conteúdo que provavelmente seu contato estará procurando dentro da mensagem.

Em outras palavras, não espere que seu contato leia a íntegra da sua edição de email marketing, facilite a tarefa de identificar os pontos mais importantes no email para que ele ou ela possa utilizar-se das técnicas de scanning e skmming e rapidamente verificar os dados relevantes.