E-MAIL MARKETING COM SUCESSO – 7 PASSOS

Postado em jan 3, 2011

Você trabalhou duro para criar campanhas bonitas e relevantes para esta temporada de férias – agora, Você verificou como elas foram entregues?

Ter uma lista de inscritos (opt-in) é um bom começo, mas garante apenas que o seu e-mail será enviado – Será recebido?

Veja abaixo alguns dos passos que podem garantir que suas mensaegns sejam efetivamente entregues aos destinatários:

O MODELO DE ENTREGA BÁSICO

1- Estruture sua lista
O público ideal é sempre aquele que lhe deu autorização para enviá-las e, mais importante, está esperando você enviá-la. As campanhas devem ser dirigidas a um segmento específico de seu mercado, e deve conter informações relevantes, precisas e de contato. De modo geral, esta deve ser a lista que você captou ao longo do tempo.

2- Crie um conteúdo interessante
Nenhuma campanha de marketing pode ter sucesso se o conteúdo não está bem escrito, atraente, ou não ofereça valor para o destinatário. Você conhece o seu público e deve compartilhar com ele conteúdo que eles queiram ler e os mantenha ativos, em sua lista.

3- Transmitir a mensagem de forma limpa
Isso significa respeitar as taxas de entrega e em conformidade com as diretrizes ISP – garantindo que o número máximo de mensagens alcancem as caixas de entrada dos seus destinatários. Estes e muitos outros fatores determinam a sua reputação como um remetente. Quanto mais crível e legítimo você transpareça, maior a probabilidade de que suas mensagens cheguem ao destino pretendido.

4- Lidar com questões destinatário
Se um ISP acha que o seu e-mail é spam, eles vão adiar ou bloqueá-lo muito rapidamente. Se uma pessoa acha que o seu e-mail é spam (ou não reconhecê-lo) irá marcar o seu e-mail como spam, o que será registrado como uma reclamação. Ambos os problemas podem prejudicar a sua reputação e devem ser tratados com rapidez e de forma justa.

5- Acompanhe os resultados
Toda campanha tem taxas de sucesso que você pode aprender, especialmente se você está testando várias mensagens simultaneamente. Os resultados de cada campanha permitem que você compare o sucesso ao longo do tempo e descubra as tendências e preferências de sua lista e faça os ajustes e adptações de conteúdos para as suas campanhas futuras.

6- Gerenciar a higienize sua lista
Questões tais como reclamações (spam report), solicitações de cancelamento de assinatura e bounces devem ser tratadas e processadas imediatamente. Isso vai garantir a manutenção de seu mailing em níveis ideais de respostas. Você deve enviar um e-mail para aqueles que não abriram seus e-mails ou clicaram em links recentemente pedindo-lhes para confirmar que desejam permanecer na sua lista.

7- Afinar conteúdo
Os resultados de uma campanha devem balizar e levar a melhorias nas mensagens futuras – o que significa que você está constantemente otimizando o que você envia, a fim de maximizar os resultados.

É claro que cada uma dessas etapas envolvem muito mais detalhes do que estes acima listados. Algumas das etapas são de responsabilidade dos proprietários ou gerentes das campanhas, enquanto outros são gerenciados automaticamente por uma plataforma de e-mail marketing (como o EnvioPress – CakeMail).

Conteúdo adaptado de CakeMail.