Evite que suas campanhas caiam no lixo eletrônico. Faça e-mail marketing do jeito certo

Postado em jan 17, 2011

Um relatório divulgado pela Sophos revelou os países pelos quais são enviados o maior número de mensagens de spam em todo mundo. Encabeçando a lista está os Estados Unidos, de onde sai 18,83% de todas as mensagens indesejadas do mundo inteiro. A lista segue com Índia (6,88%) e Brasil (5,04%), Rússia (4,64%), Reino Unido (4,54%) fechando os cinco primeiros. (leia a matéria na integra, clique aqui).

As ações dos cybercriminosos existem, são reais, mas também é verdade que muitas campanhas de e-mail marketing são classificadas como SPAM, simplesmente porque seus proprietários não observam alguns critérios fundamentais tanto na preparação de suas mensagens, como também pela utilização de endereços de e-mail gratuitos ou aplicativos inadequados para os envios em massa (Outlook, GMail, Hotmail).

Evitar usar palavras e termos comumente usados em e-mails, tanto no corpo como no assunto da mensagem, grafar o assunto da mensagem com letras maiúsculas ou usar pontuação de maneira inadequada, peças com uso excessivo de cores e fontes diferentes, produzir sua mensagem através de aplicativos de edição de textos ao invés de usar editores próprios para HTML, usar somente imagens (os robôs ao analisarem o HTML das peças, procuram textos para ler, senão acabam pontuando seu e-mail como indicativo de SPAM) mas, se usar apenas uma imagem, lembre-se de criar links externos para visualização da peça e não deixar de oferecer em seus materiais links para descadastro, são alguns dos elementos a serem observados nos planejamento e produção de suas campanhas de e-mail marketing.

Para os envios, é sempre recomendável utilizar sistemas de envio de e-mail marketing profissionais, como o EnvioPress, um sofisticado sistema construído de forma a possibilitar a obtenção do máximo de engajamento e resultados em campanhas de e-mail marketing.

Por fim, não se preocupe com quantas pessoas você irá impactar, se preocupe com quem elas são e o quanto elas se interessam com o que você está enviando e para poder medir isto, você precisará utilizar um sistema de envio preparado para esse fim.